5 Dicas sobre como economizar dinheiro para seus objetivos

como economizar dinheiro

Você sabe como economizar dinheiro para seus objetivos? Muito se fala hoje em economia, reserva de emergência e até mesmo sobre renda extra. Mas você consegue visualizar esses conceitos de forma plena e encaixá-los em sua vida?

Ter um planejamento financeiro certamente é uma necessidade nos dias de hoje. Afinal, é necessário ter os gastos na ponta do lápis para evitar eventuais surpresas.

Com a subida dos preços e do custo de vida como um todo, pode parecer impossível realizar projetos e tirá-los do papel. Mas se você quer saber como economizar dinheiro, continue lendo e veja como isso é possível de forma planejada.

Você sabe como economizar dinheiro?

Poupar dinheiro pode ser um tanto desafiador, principalmente quando não se tem uma entrada de recursos muito grande. Muitas pessoas vivem com o orçamento um pouco apertado e isso causa uma falsa ideia de que não se pode economizar.

A verdade é que existem sim mecanismos que podem auxiliar e muito na obtenção de recursos para realizar objetivos e metas ou simplesmente para guardar para eventualidades.

Saber como economizar dinheiro não tem relação apenas com o controle de não gastar e esquecer o dinheiro em uma conta poupança. Na realidade, se trata de uma série de ações e mudanças de comportamento como um todo.

Inclusive, é importante citar que economizar dinheiro não é nenhum bicho de sete cabeças. Mesmo ganhando pouco você pode começar e delinear, aos poucos, os projetos que deseja realizar.

A principal dica aqui é começar a anotar seus gastos no dia a dia e as entradas também e, a partir disso, traçar uma estratégia que funciona para o seu caso. Acompanhe a seguir algumas dicas que irão facilitar todo esse processo.

5 dicas sobre como economizar dinheiro para seus objetivos

Partindo do ponto em que você já conseguiu anotar seus custos e suas entradas, fica mais fácil tomar um caminho efetivo para suas necessidades. Usar seus recursos com sabedoria é algo importante nos dias de hoje.

Afinal, o custo de vida nas cidades, mesmo nas menores, está cada vez mais alto. Com os preços no mercado sempre se elevando, até mesmo itens de primeira necessidade podem ficar de fora do carrinho de compras.

Além disso, até mesmo contas de consumo básicas como internet, luz e água, acabam por vezes extrapolando o orçamento mensal. Isso pode causar endividamento e outros transtornos. É muito importante saber lidar com tudo isso para não se enrolar.

1 – Reduza custos desnecessários

A primeira dica de como economizar dinheiro é a mais básica de todas. Você precisa reduzir custos desnecessários no seu dia a dia. Isso não significa que você tenha que abdicar de tudo o que gosta, mas que precisa filtrar o que tem real necessidade.

Um exemplo clássico é a assinatura de serviços de streaming. Com tantas opções, podemos cair em tentação e assinar vários deles. Escolha apenas aquele que mais te atende e cancele as outras. Você verá a economia logo no próximo mês.

2 – Procure investimentos interessantes

Uma boa dica para te incentivar a guardar dinheiro é investir. Muitas pessoas ainda acham que investir é apenas para quem ganha muito bem, mas isso não é verdade.

Os investimentos podem te dar aquele gás para poupar e ver seu dinheiro crescendo a cada mês com os juros. Inclusive, você pode usar esse investimento para realizar algum plano do seu futuro.

Caso você não conheça muito sobre investimentos, saiba que pode contar com inúmeros conteúdos online e buscar então compreender mais sobre esse mundo.

 

Leia também:

Descubra 5 formas de alcançar a independência financeira

Como alugar um apartamento: o que é necessário?

 

3 – Como economizar dinheiro na hora das compras

Os custos de compras de mercado podem acabar com qualquer orçamento, principalmente se você não ganha muito. Aliás, mesmo para quem conta com um salário um pouco melhor, o cuidado também deve ser redobrado.

O mercado é um local que contém diversas tentações, e só vemos o real valor da compra na hora do caixa. A dica de ouro aqui é fazer as compras com uma lista em mãos e levar uma calculadora.

Quando você une o custo das compras com outros custos de vida, como aluguel e também com as contas básicas, vê que a conta não vai fechar se não fizer uma economia.

Nesse caso, compre o essencial, mas evite gastos com supérfluos em suas compras. Quando quiser comprar alguma coisa extra, lembre-se então de controlar as quantidades.

4 – Fique de olho nas contas de consumo

As contas de consumo estão muito altas e isso com certeza afeta boa parte do orçamento da maioria das pessoas. E cuidar com os seus gastos dentro de casa vai fazer muita diferença.

Pagar suas contas em dia é um ponto importante, já que pode evitar o acúmulo de juros em parcelas posteriores. Além disso, se policiar na hora de apagar a luz faz muita diferença na hora de contabilizar os valores.

Evite lavar o quintal com mangueira e cuidado na hora de higienizar o seu veículo. Esses pontos também ajudam a deixar a conta de água dentro do esperado.

Por fim, em relação a internet, opte por um plano que atenda às suas necessidades. Ou seja, nada de contratar uma internet de altíssima velocidade, se o seu uso é básico.

5 – Cuidado com os custos de moradia

Por último, os custos de moradia costumam ser os mais avassaladores dentro de um orçamento, mesmo para quem ganha um salário melhor. Isso acontece pois os aluguéis são altos e, unidos com as contas de consumo e mercado, fazem do custo básico de vida algo muito impactante.

Sendo assim, vale muito a pena estudar com cautela como economizar dinheiro nesse quesito. Primeiramente, verifique se aquela casa ou apartamento escolhido é realmente necessário para o que você precisa.

Muitas vezes optamos por imóveis maiores e mais caros sem a real necessidade. Além disso, procure opções que possam te atender e deixar você mais perto do trabalho. Mesmo com um custo maior, a economia em transporte pode ser expressiva.

Saber como economizar dinheiro é indispensável para seus planos se concretizarem

Como vimos, os custos de vida básicos como aluguel, água e luz, tomam conta de boa parte do orçamento de qualquer pessoa. Sendo assim, você deve buscar opções que te permitam economizar e ainda assim viver bem.

A dica final é optar por um coliving. Nesse tipo de opção de moradia, você consegue ter uma boa localização dentro da cidade e morar num local mobiliado ou não e com os valores totais de custos já inclusos.

Ou seja, para quem precisa economizar dinheiro para alcançar metas, o coliving é a escolha ideal, já que unifica gastos e sai muito mais em conta do que um aluguel convencional.

Agora que você sabe como economizar dinheiro para seus objetivos e entendeu que a redução de custos é importante, conheça o Valpi Coliving e economize com sua moradia.

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

SELEÇÃO DE MORADORES

FORMULÁRIO DE INTERESSE

VALPI COLIVING

VALPI COWORKING

SHORT STAY

Olá! Seja bem-vindo ao processo de seleção do Valpi Coliving! Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em morar conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi Coworking! Esse questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em utilizar os nossos serviços! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! 😉

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi. Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em passar uma temporada conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)