Descubra quais são as 12 melhores cidades para morar no Brasil

melhores cidades para morar no Brasil

Quais as melhores cidades para morar no Brasil? Se você quer conhecer os lugares mais procurados por quem quer mudar de ares está no lugar certo. Praia, montanha, região serrana, urbanizada, tem opções para todas as preferências. 

Fizemos este pequeno ranking das melhores cidades para se viver no brasil, levando em consideração pontos como qualidade de vida, custo de vida, oportunidade de emprego, educação, segurança, saneamento, saúde, entre outros. Acompanhe!

 

As melhores cidades para morar no Brasil

12 – Brasília (DF)

O Índice de Desenvolvimento Humano de Brasília é um dos mais altos do Brasil (0,824), muito pela qualidade de vida dos moradores. É um lugar com educação de qualidade, saneamento básico de excelência, segura, com ótimas opções de lazer e cultura, e o transporte público melhorou bastante. 

Engana-se quem acha que só há empregos no funcionalismo público. Há oportunidades na iniciativa privada e empreendedorismo em vários setores. Brasília tem se tornado um grande polo tecnológico, industrial e agrário, produzindo boa parte do que é consumido. 

Leia também: 10 DICAS PARA MORAR SOZINHO SEM PERDER A CABEÇA

11 – Campo Grande (MS)

Campo Grande vem se destacando por conta de sua ampla modernização. Se antes era uma cidade conhecida pela agropecuária, hoje também é possível elencar outros fatores que a torna especial, como ótima infraestrutura, espaços verdes, opções de lazer, cultura, etc. 

Também possui baixo índice de desemprego (6,5% entre pessoas acima dos 14 anos), visto as várias opções de trabalho e empreendedorismo. 

10 – João Pessoa (PB)

A capital da Paraíba possui um dos maiores IDHs do Nordeste (0,763) e tem chamado bastante a atenção nos últimos anos devido aos empreendimentos imobiliários, principalmente à beira praia. 

É uma ótima opção para quem quer morar no litoral, em um lugar com boas oportunidades de emprego e que está em constante desenvolvimento. 

9 – Campinas (SP)

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IDH de Campinas é de 0,816, o que também é considerado alto. É a maior cidade do interior paulista e é ideal para quem busca uma oportunidade de trabalho na área de TI, Comunicação, Saúde, Educação, Construção Civil, entre outras. 

Além disso, Campinas é considerada o “Vale do Silício” brasileiro, com um dos principais polos tecnológicos do país. Mesmo com toda a modernidade, a cidade ainda conta com uma extensa área verde (51% do seu território é de zona rural). 

8 – Curitiba (PR)

A capital do Paraná possui um IDH de 0,823. O índice se dá por uma série de fatores, como acesso à educação, saúde, emprego, renda, longevidade, segurança pública e acesso a saneamento básico. 

Curitiba está em quinto lugar entre os municípios brasileiros com maior PIB. É um lugar de oportunidades tanto na zona urbana, quanto rural. Também destaca-se por sua rica cultura, os parques que colorem de verde os espaços urbanos, o fator sustentabilidade e a modernização, sendo considerada a capital mais conectada do país. 

7 – São Caetano do Sul (SP)

Com IDH de 0.862 (Muito alto), São Caetano do Sul é um dos municípios de São Paulo com maior procura para quem quer começar uma nova vida. 

É uma cidade que reúne baixo custo de vida, baixos índices de violência, é fácil de se locomover, há diversas opções de lazer e cultura, além de muitas oportunidades de emprego/ empreendedorismo. 

6 – Uberlândia (MG)

A cidade mineira de Uberlândia também tem se destacado nos últimos anos por conta de sua expansão econômica. É uma cidade que traz ao mesmo tempo, traços interioranos e modernos, com excelente qualidade de vida (IDH de 0,789), opções de lazer, cultura, oportunidades de emprego, mobilidade urbana crescente, entre outros atrativos.

Além disso, a ONU considerou Uberlândia como a primeira cidade com acessibilidade do país e a que mais progride em qualidade de vida. 

5 – Goiânia (GO)

A capital do Goiás está na lista das melhores cidades para morar no Brasil. Isso porque Goiania tem crescido bastante nas últimas décadas, mas sem perder atributos importantes como mobilidade urbana ou segurança pública. 

É uma cidade moderna, com o maior polo econômico de Goiás e um dos mais expressivos do Centro-Oeste. Sua economia é bem forte, principalmente no campo têxtil, agricultura, setor de serviços, entre outros.  

4 – Belo Horizonte (MG)

Mais uma cidade de Minas Gerais, dessa vez a capital Belo Horizonte. Possui o segundo maior IDH do Estado, mesmo sendo uma das maiores capitais do país. São mais de 2,7 milhões de habitantes, que compartilham das belezas, atrativos e oportunidades de BH.

Além de uma atmosfera bem intimista, a capital mineira reúne modernidade, boa mobilidade urbana, economia sempre aquecida, facilidade para chegar a outras cidades próximas, clima ameno, uma cultura forte, entre outros atrativos.   

3 – Florianópolis (SC)

Florianópolis tem um dos maiores IDHs entre as capitais brasileiras. É uma cidade excelente, sobretudo para quem quer morar em região litorânea, embora este não seja seu único atrativo.

Muitas pessoas têm interesse em morar em Floripa por conta das praias, mas elas não são o único atrativo da região. Custo de vida aceitável, economia forte, segurança, educação são outros pontos que atraem gente de todo o país. 

2 – Maringá (PR)

Maringá foi considerada a melhor cidade para se morar pelo ranking DGM 2021. O município cuja distância para Curitiba é de pouco mais de 420 quilômetros se destacou pelo IDH de 0,808 e atraiu muitas pessoas nos últimos anos. 

Isso porque a cidade apresenta uma ótima infraestrutura, é relativamente segura, possui alto percentual de captação de esgoto e água tratada, além de excelentes oportunidades de emprego, qualificação e educação. 

1 – Porto Alegre (RS)

Porto Alegre é a nossa primeira opção. A capital do Rio Grande do Sul também possui um excelente IDH (0,808) e por isso é bastante procurada para quem quer viver uma vida nova em uma cidade diferente. 

Mais do que uma cidade com infraestrutura invejável, oportunidades de colocação profissional e ensino em todos os níveis (pré-escola à universidade), a cidade conta com uma dinâmica única, inclusive para as moradias. Se preferir, o novo porto alegrense pode escolher entre opções de coliving, muito comuns nas regiões centrais.  

Gostou do que leu e quer saber mais de como morar na capital do RS? Então descubra agora qual o custo de vida em Porto Alegre!

 

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

SELEÇÃO DE MORADORES

FORMULÁRIO DE INTERESSE

VALPI COLIVING

VALPI COWORKING

SHORT STAY

Olá! Seja bem-vindo ao processo de seleção do Valpi Coliving! Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em morar conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi Coworking! Esse questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em utilizar os nossos serviços! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! 😉

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi. Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em passar uma temporada conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)