Dividir apartamento compensa? Veja prós e contras

dividir apartamento compensa

Dividir apartamento é uma boa alternativa para quem quer sair da casa dos pais, acabou de se separar ou para quem muda de cidade, por exemplo.

E se você faz parte de um desses grupos ou está pensando em dividir apartamento por qualquer outro motivo, saiba que é importante conhecer tudo antes de dar esse passo.

Hoje, vamos mostrar todos os prós e contras de morar com alguém para dividir as despesas e tarefas.

Sendo assim, acompanhe todas as informações abaixo para definir de uma vez por todas se é válido para você.

Dividir apartamento compensa?

Alugar um imóvel pode não ser algo tão simples, em especial se você está em início de carreira ou ainda se estabilizando por algum motivo.

Por isso, encontrar alguém que tope dividir apartamento com você pode ser uma boa solução. No entanto, como praticamente tudo na vida, isso tem prós e contras.

E para te ajudar a identificar quais são esses pontos a favor e contra, fizemos uma lista. Acompanhe em seguida.

Prós de se dividir apartamento

A seguir, confira os principais pontos a favor de se dividir apartamento.

Mais barato

Além do aluguel, você precisa contabilizar diversas outras despesas com as quais terá que arcar para morar sozinho, como água, luz, internet, taxa de condomínio, supermercado, etc.

Desse modo, pode ficar bem salgado para você bancar tudo no fim do mês, em especial se você ainda não tem uma carreira sólida e um salário alto.

Então, dividir apartamento com alguém é bem vantajoso do ponto de vista financeiro, uma vez que você ficará responsável por apenas parte desse custo de vida.

Você tem alguém para dividir as tarefas

Outro ponto a ser levado em consideração quando você vai morar sozinho, é a quantidade de tarefas domésticas que você terá que realizar.

Afinal, uma casa gera muito serviço, como lavar, limpar, cozinhar, fazer compras, cuidar de plantas e pets, se houver, dentre outros.

E tudo isso pode ficar bastante cansativo para você, ainda mais depois de um longo dia de trabalho.

Agora, se você dividir apartamento com um ou mais colegas de quarto, as tarefas serão divididas entre todos os moradores e você não terá que fazer tudo sozinho.

Você não fica solitário

Geralmente, quando você vai morar sozinho pela primeira vez, é difícil se adaptar à solidão.

Afinal, às vezes faz muita falta ter alguém para conversar, falar sobre como foi seu dia, ver TV juntos, enfim. E isso pode ser ainda mais acentuado se você estiver acostumado com uma casa cheia e barulhenta.

Portanto, ter alguém para te fazer companhia pode fazer com que a transição para um novo endereço seja mais tranquila.

É mais seguro

Morar sozinho pode ser um pouco perigoso caso a localização não seja das melhores, pois ladrões e invasores podem se aproveitar do fato de você estar só.

Além disso, se você passar mal ou tiver qualquer acidente ou problema, é melhor ter alguém por perto para chamar ajuda.

Dessa forma, ter mais gente em casa pode ser benéfico no quesito segurança.

Contras de dividir apartamento

Agora que já vimos quais as vantagens de se dividir apartamento, precisamos falar dos pontos contra.

E dentre eles, a seguir listamos os principais.

Falta de privacidade

Morar sozinho pode trazer muita liberdade e privacidade. Afinal, você não precisa se preocupar com o que está vestindo, a que horas chega ou sai e quem leva para sua casa.

No entanto, se você está morando com alguém, terá que se acostumar com a presença dele ou dela, e tomar certos cuidados com os quais não teria que se preocupar se estivesse sozinho.

Você tem que se adaptar à convivência

Conviver com alguém com quem você não está acostumado pode ser bem desafiador. Afinal, essa pessoa pode ter hábitos desagradáveis, não ser tão organizado quanto você gostaria, enfim.

Sempre é possível conversar e estabelecer regras e limites para melhorar a convivência, mas isso demanda bastante empenho e energia, o que pode trazer estresse para o seu dia a dia.

Falta de silêncio quando necessário

Quando você mora sozinho, o silêncio é algo garantido quando for necessário. Se você precisa estudar, trabalhar ou mesmo quer ter um momento de paz e tranquilidade, estar a sós consigo mesmo é o melhor caminho.

Mas, se você divide a casa com outras pessoas, essa quietude pode não ser possível dependendo do momento.

Isso porque você e seus colegas de quarto podem ter rotinas diferentes e acabar que um atrapalha o dia a dia do outro.

Afinal, dividir apartamento compensa?

Como vimos, existem vários pontos super positivos e outros bastante negativos de se dividir apartamento.

Então, na hora de decidir se essa é ou não uma boa opção para você, o ideal é que você analise o seu momento, suas expectativas, seu modo de vida, e veja se morar com alguém se adapta a esses fatores.

E não se esqueça de que existem outras opções muito interessantes para quem está saindo de casa, mas não quer dividir apartamento com mais ninguém.

Você pode, por exemplo, alugar um quarto em sistema coliving, onde você divide apenas os espaços comuns da residência, mas tem privacidade em seu quarto e banheiro.

Aliás, essa configuração costuma ser bem vantajosa do ponto de vista financeiro também, pois, no geral, você paga uma taxa só para aluguel, condomínio, etc.

Para quem quer dar o primeiro passo para sua independência, mas sem abrir mão da segurança, e ainda garantir muita economia, esse sistema de coliving é uma ideia interessante.

Agora que você já sabe os prós e contras de dividir apartamento,  Conheça 4 alternativas ao aluguel.

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

SELEÇÃO DE MORADORES

FORMULÁRIO DE INTERESSE

VALPI COLIVING

VALPI COWORKING

SHORT STAY

Olá! Seja bem-vindo ao processo de seleção do Valpi Coliving! Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em morar conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi Coworking! Esse questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em utilizar os nossos serviços! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! 😉

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi. Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em passar uma temporada conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)