O que é coliving e quais suas vantagens? 

o que é coliving
Procurando um novo jeito de morar? Entenda o que é coliving e quais as vantagens que esse modelo de moradia agrega.

O coliving tem se tornado uma excelente opção para aqueles que buscam viver com melhor qualidade de vida, especialmente pelas vantagens que ele apresenta no mercado imobiliário. 

Com o alto preço dos imóveis e baixas condições sustentáveis, a locação de espaços particulares tem se mostrado uma alternativa pouco viável para os que buscam uma residência com condições diferentes para viver, e o coliving pode suprir tranquilamente essas barreiras que muitos encontram. 

Morar em condições sustentáveis e sem gastar o olho da cara agora é possível, e por isso falaremos neste post tudo o que você precisa saber sobre o coliving e as vantagens desse tipo de moradia. Acompanhe a leitura! 

O que é coliving?

É uma espécie de moradia que busca valorizar cada vez mais o senso de coletividade, de sustentabilidade e também de economia. 

Pode parecer um conceito novo, mas o primeiro coliving surgiu nos anos 70, na Dinamarca, e abrigou 35 famílias que compartilhavam espaços de convivência e atividades como refeições e limpeza.

Esse conceito de coliving persiste até hoje, uma vez que reúne pessoas de valores e interesses semelhantes, geralmente interessadas em sustentabilidade, manutenção de afazeres domésticos, interação e também em pagar valores menores — se compararmos aos preços dos empreendimentos imobiliários atuais.

Ou seja, se trata de moradia composta por quartos individuais, mas que compartilha as áreas comuns, como a cozinha, sala de estar, coworking e ambientes adicionais. Enquanto cada um tem seu espaço privativo (seu quarto), o ambiente comum é compartilhado com todos.

Aqui, os indivíduos irão conviver entre si, compartilhar suas experiências e colaborar uns com os outros nas responsabilidades domésticas, e é justamente por isso que a moradia é chamada de co living, ou vivendo em conjunto.

Também não é necessário arcar com despesas voltadas à água, luz, internet e em alguns casos, compra de móveis. Existem opções no mercado que podem tanto incluir a mobília dos espaços individuais como não, sempre a depender das preferências do morador.  

O coliving é indicado para quem?

Todos aqueles interessados em compartilhar suas experiências e conviver em uma sociedade mais sustentável são bem-vindos em um coliving, especialmente pela interação que os moradores têm entre si. 

Além disso, o convívio compartilhado é um tipo de moradia que tende a oferecer valores mais baixos do que o normal, pois não há contas e encargos a serem pagos. 

Estudantes, profissionais autônomos, nômades digitais, aposentados e pessoas da terceira idade são o público que mais procuram por coliving, mas não há regra: o importante é você gostar de viver em meio a outras pessoas e de manter um estilo de vida sustentável para com o lar. 

Facilmente o coliving é confundido com repúblicas, um outro tipo de moradia compartilhada, mas há diferenças cruciais e que precisam ser pontuadas, como o fato de que repúblicas são frequentadas principalmente por estudantes e não há tanta convivência e senso colaborativo, apenas o compartilhamento de áreas comuns. 

Já no coliving, todos serão convidados a conviver entre si e irão se movimentar para manter as atividades do lar em dia. Outro detalhe importante é que em repúblicas todos os gastos são divididos entre os moradores, enquanto que no coliving os moradores pagam mensalidades fixas.

Vantagens de um coliving

Tempo otimizado 

Com esse tipo de espaço compartilhado, você não irá gastar horas e mais horas lidando com os afazeres domésticos, uma vez que todas as atividades serão compartilhadas e cada um será responsável por fazer alguma coisa. 

Ainda, o coliving costuma ser bem localizado, tendo fácil acesso a centros empresariais, comércios, escolas e demais locais úteis, o que ajuda a reduzir o tempo com deslocamentos e garantir uma boa qualidade de vida. 

Redução de custos

Os moradores não precisam lidar com todas as despesas de moradias individuais, uma vez que os custos para manutenção do lar e os impostos que incidem sobre a locação não serão cobrados. 

Além disso, todas as áreas comuns são completamente mobiliadas, e é possível encontrar opções no mercado que oferecem mobília das áreas privadas, justamente para que o cliente não precise arcar com custos adicionais.

Ainda, no coliving os moradores terão direito a um condomínio com segurança, faxina semanal, manutenção das áreas necessárias e não terão que arcar com despesas voltadas à água, luz, internet, gás e IPTU, uma vez que esses encargos ficarão sob responsabilidade da administradora. 

Pouca burocracia 

Na locação de um coliving não há a exigência de mais documentações do que você tem, e também não serão feitas análises de tudo o que você já viveu na vida. Geralmente o processo é bastante simplificado para que você não perca tempo com questões pouco necessárias. 

Alinhamento de afinidades

Aqueles que vivem no mesmo coliving possuem seus valores e afinidades bem alinhados, geralmente para que a convivência seja harmônica e a troca de experiências seja rica no longo prazo.

As administradoras possuem processos sérios justamente para filtrar quem seriam as melhores companhias para você, então a tendência é que seja um bom match

Viver com qualidade hoje é bastante possível, e por isso conhecer mais sobre um coliving e saber as suas vantagens faz total diferença. Conheça as opções de coliving em Porto Alegre da Valpi.

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

THE SELECTION OF RESIDENTS

FORM OF INTEREST

VALPI COLIVING

VALPI COWORKING

SHORT STAY

Olá! Seja bem-vindo ao processo de seleção do Valpi Coliving! Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em morar conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi Coworking! Esse questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em utilizar os nossos serviços! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! 😉

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi. Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em passar uma temporada conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)