Moradia compartilhada: quais os tipos e vantagens?

moradia compartilhada
Pensando em dividir seus custos? Entenda o que é uma moradia compartilhada e conheça os principais tipos que você pode encontrar!

A moradia compartilhada é um conceito para definir pessoas que não são da mesma família e vivem no mesmo local. Existem diferentes tipos de moradia compartilhada, cada qual recomendada para um público específico. Além disso, existem vantagens e outros detalhes que você precisa saber antes de decidir viver em conjunto com outros. 

Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é moradia compartilhada

Esse termo é utilizado quando várias pessoas que não são da mesma família vivem em conjunto. Essas pessoas podem se conhecer ou não, mas a ideia é que haja a reunião de pessoas diferentes para viverem sob o mesmo teto. 

Em algumas espécies de moradia, há o compartilhamento de quartos ou somente das áreas comuns. As que envolvem compartilhamento de quartos geralmente são habitadas por estudantes, enquanto as que envolvem áreas privativas são destinadas a outros públicos. 

De toda forma, todas elas são compostas por pessoas diferentes que decidem compartilhar o espaço e, muitas vezes, as questões relacionadas a ele. Tudo vai depender do que foi negociado entre os participantes e de qual tipo de moradia estamos tratando. 

Tipos de moradia compartilhada

Os tipos de moradia variam de acordo com o público e com o propósito das pessoas reunidas naquele local. 

Quando falamos em moradia estudantil, ou repúblicas, como são chamadas, todos os moradores geralmente são estudantes que querem sair de casa dos pais, e é até comum que haja o compartilhamento de quartos. As despesas também são divididas entre os integrantes e não há muitas regras de convivência — justamente pelo estilo de vida informal dos habitantes. 

Caso o imóvel não tenha mobília, é prática do mercado que os estudantes arquem com os custos relacionados a isso, assim como as taxas de condomínio, IPTU e demais encargos que recaem sobre uma locação. 

Diferente das repúblicas, os coliving possuem melhor estrutura e podem ficar nos melhores bairros, sendo mais utilizados por aqueles que procuram viver com pessoas com as quais se assemelham. Sendo assim, pessoas com interesses parecidos serão reunidas e poderão compartilhar seus gostos e experiências, além das áreas comuns do imóvel. 

Outra diferença do coliving é que as despesas do local não são divididas entre os moradores. Nesse cenário, contas como IPTU, condomínio, água, luz, internet e limpeza não precisam ser arcadas, uma vez que ficam sob responsabilidade da administradora. 

Além dessas opções, é possível encontrar proprietários que disponibilizam quartos para locação, para que possam complementar suas rendas ou mesmo conhecer pessoas diferentes. Cada espécie de moradia possui suas próprias particularidades, mas todas reúnem vantagens que valem a pena serem pontuadas.

Leia também:

O que é coliving e quais suas vantagens?

Quais as vantagens da moradia compartilhada?

Compartilhar o espaço em que se vive pode trazer, além de novas companhias e novos ares, diversas outras vantagens. 

O custo, por exemplo, sempre é menor. No caso de repúblicas estudantis, mesmo que as despesas sejam cobradas dos moradores, todas elas são dividas entre eles, acarretando num custo menor. 

Ao mesmo tempo, em um coliving não há compartilhamento de despesas, pois há uma taxa mensal a ser paga mensalmente à administradora. Além disso, em um coliving há o diferencial de você morar com pessoas que possuem afinidades com você, tornando a convivência mais leve e prazerosa. 

De todo modo, morar de forma compartilhada traz vantagens como benefícios, tanto relacionados ao preço da moradia quanto ao lazer que companhias diferentes podem trazer para você. 

Como encontrar uma moradia compartilhada?

É possível encontrar opções de moradia compartilhada em comunidades online, além de sites dos mais diferentes tipos de imobiliárias. O problema é que nem todas irão trazer as melhores opções para você, principalmente aquelas com um bom custo benefício. 

Nesse momento, é importante contar com a ajuda de especialistas no assunto, principalmente aqueles que lhe tragam resultados satisfatórios em relação ao que você busca. Uma boa administradora de coliving certamente cumprirá com esse propósito. 

Encontrar uma moradia compartilhada pode dar trabalho, mas é possível se você contar com a ajuda das pessoas corretas. Nesse momento, lembre-se das vantagens de morar em um modelo desse tipo, além de escolher qual o tipo corresponde melhor ao seu perfil. 

Conheça o coliving da Valpi e more com alta qualidade em Porto Alegre!

compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LA SELECCIÓN DE LOS HABITANTES

SOLICITUD DE CONVOCATORIA

VALPI COLIVING

VALPI COWORKING

EL SHORT STAY

Olá! Seja bem-vindo ao processo de seleção do Valpi Coliving! Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em morar conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi Coworking! Esse questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em utilizar os nossos serviços! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! 😉

Olá! Seja bem-vindo ao Valpi. Esse breve questionário foi elaborado para conhecermos melhor quem está interessado em passar uma temporada conosco! Preencha e aguarde o contato da nossa equipe! ;)